Pular para o conteúdo

o que as vacas tem a ver com o biogás?

fonte: Google Imagens

O Biogás é um tipo de gás combustível produzido pela decomposição anaeróbica da matéria orgânica, como resíduos agrícolas, esterco de animais e outros tipos de resíduos orgânicos. 

Quando as vacas digerem alimentos fibrosos, seus estômagos abrigam bactérias e protozoários que ajudam na quebra desses materiais. Durante esse processo, o gás metano é produzido como subproduto da fermentação no rúmen das vacas, que é a maior das quatro câmaras do estômago e serve como um grande tanque de mistura.

Os sistemas de biodigestão anaeróbica podem ser instalados em fazendas para coletar o esterco das vacas e outros resíduos orgânicos e em seguida, esse material é decomposto em um ambiente sem oxigênio, produzindo o biogás.

Que pode ser utilizado para a geração de eletricidade, calor ou como combustível para veículos.

O metano então é liberado através dos arrotos e flatulências das vacas. Essas emissões de  metano são relevantes para o contexto do biogás porque o metano é um potente gás de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas.

Portanto, a relação entre vacas e biogás está na produção de metano pelas vacas, que pode ser capturado e transformado em uma fonte de  energia renovável, ajudando a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aproveitando o potencial energético dos resíduos orgânicos.

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Twitter

A sustentabilidade é mais do que uma tendência – é o futuro dos negócios responsáveis.

CONTATOS

Gurgel Chem 2024 © | Todos os direitos reservados.